Desfrute de uma Picanha na Manteiga e Alho em 7 Passos Fáceis e Deliciosos!

por Beleza Nobre
Como Fazer uma Picanha na Manteiga e Alho em 7 Passos Simples

Você já experimentou picanha na manteiga e alho? Essa é uma receita típica da culinária brasileira, que combina o sabor suculento da carne bovina com o aroma e a cremosidade da manteiga e do alho. É uma ótima opção para um almoço em família, um churrasco com os amigos ou uma ocasião especial. Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita de forma simples e prática, seguindo 5 dicas que vão garantir o sucesso do seu prato. Vamos lá?

O que é Picanha na Manteiga e Alho?

A picanha é um corte de carne bovina muito apreciado no Brasil, que fica na parte traseira do animal, acima do coxão duro. É uma carne macia, saborosa e com uma camada de gordura que ajuda a conservar a suculência. A picanha na manteiga e alho é uma forma de preparar essa carne, temperando-a com sal grosso e assando-a na brasa ou no forno, regando-a com manteiga derretida e alho picado ou amassado. O resultado é uma carne dourada por fora e rosada por dentro, com um molho cremoso e aromático.

Picanha na Manteiga e Alho 1

Quais são os Principais Ingredientes para Fazer a Receita?

Para fazer a picanha na manteiga e alho, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 peça de picanha de cerca de 1,5 kg
  • Sal grosso a gosto
  • 200 g de manteiga sem sal
  • 10 dentes de alho picados ou amassados
  • Salsinha picada a gosto (opcional)

Como Fazer a Receita Passo a Passo?

Siga os passos abaixo para fazer a sua picanha na manteiga e alho:

  1. Preaqueça o forno a 200°C ou acenda a churrasqueira.
  2. Lave a picanha e seque-a com papel toalha. Faça alguns cortes superficiais na gordura da carne, formando losangos.
  3. Tempere a picanha com sal grosso, esfregando bem em toda a superfície da carne.
  4. Coloque a picanha em uma assadeira com a gordura virada para cima ou em uma grelha sobre a brasa.
  5. Leve ao forno ou à churrasqueira por cerca de 40 minutos, virando na metade do tempo, ou até que a carne esteja no ponto desejado (mal passada, ao ponto ou bem passada).
  6. Enquanto isso, derreta a manteiga em uma panela em fogo baixo e adicione o alho picado ou amassado. Cozinhe por alguns minutos, mexendo de vez em quando, até que o alho fique dourado e perfumado.
  7. Retire a picanha do forno ou da churrasqueira e transfira para uma tábua. Corte em fatias finas e sirva com o molho de manteiga e alho por cima. Se quiser, salpique salsinha picada para dar um toque de cor e frescor.

Veja também:

Quais são as Sugestões e Variações da Receita?

Você pode variar a sua receita de picanha na manteiga e alho de acordo com o seu gosto e criatividade. Veja algumas sugestões:

  • Substitua o sal grosso por sal fino ou temperos prontos, como chimichurri, ervas finas ou lemon pepper.
  • Acrescente outros ingredientes ao molho de manteiga e alho, como cebola picada, pimenta dedo-de-moça picada, mostarda dijon ou mel.
  • Faça um molho à parte com vinagre balsâmico, açúcar mascavo e molho inglês e sirva com a carne.
  • Use outros cortes de carne bovina, como alcatra, maminha ou contrafilé.

Qual é a História da Receita?

A origem da picanha na manteiga e alho é incerta, mas há algumas hipóteses sobre como ela surgiu. Uma delas é que ela foi criada por imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no final do século XIX e início do século XX, trazendo consigo a tradição de usar manteiga e alho na culinária. Outra é que ela foi inspirada na receita francesa de entrecôte à la bordelaise, que leva um molho de manteiga, alho, vinho tinto e cebolinha. Uma terceira é que ela foi inventada por churrasqueiros brasileiros que buscavam uma forma de deixar a carne mais saborosa e suculenta.

Quais são os Acompanhamentos para a Receita?

A picanha na manteiga e alho combina com diversos acompanhamentos, desde os mais simples até os mais elaborados. Você pode escolher entre:

  • Arroz branco, soltinho e bem temperado.
  • Farofa de mandioca, bacon e ovos.
  • Salada de folhas verdes, tomate e cebola roxa.
  • Batata frita, assada ou cozida.
  • Polenta cremosa ou frita.
  • Legumes salteados na manteiga, como cenoura, abobrinha e brócolis.
  • Pão de alho, crocante e recheado.
  • Vinagrete de tomate, cebola, pimentão e cheiro-verde.

Quais são as Perguntas Frequentes sobre a Receita?

Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre a receita de picanha na manteiga e alho, com as respectivas respostas:

Como saber o ponto da carne?

Você pode usar um termômetro culinário para medir a temperatura interna da carne. Para uma carne mal passada, a temperatura deve ser de 50°C a 55°C. Para uma carne ao ponto, de 60°C a 65°C. Para uma carne bem passada, de 70°C a 75°C. Você também pode fazer o teste do dedo: pressione a carne com o dedo indicador e compare com a palma da sua mão. Se a carne estiver macia como a parte entre o polegar e o indicador, está mal passada. Se estiver firme como a parte entre o indicador e o médio, está ao ponto. Se estiver dura como a parte entre o médio e o anelar, está bem passada.

Como conservar e reaproveitar a carne?

Você pode conservar a carne na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 3 meses, em um recipiente fechado. Para reaproveitar a carne, você pode aquecê-la no forno ou na frigideira, com um pouco de água ou caldo para evitar que resseque. Você também pode desfiar a carne e usar em outras receitas, como sanduíches, saladas, tortas ou escondidinhos.

Como fazer a receita na panela de pressão ou na air fryer?

Você pode adaptar a receita para fazer na panela de pressão ou na air fryer, seguindo as mesmas instruções de tempero e molho. Na panela de pressão, coloque a carne com um pouco de água e cozinhe por cerca de 30 minutos após pegar pressão. Na air fryer, coloque a carne em um pedaço de papel alumínio e leve ao aparelho por cerca de 40 minutos, virando na metade do tempo.

Pronto! Agora você sabe como fazer uma deliciosa picanha na manteiga e alho!

Espero que você tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido algo novo. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião sobre a receita, deixe um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em responder. Obrigado pela sua atenção e até a próxima! 😊

Você pode gostar

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

beleza Nobre

Beleza Nobre é um site que aborda diversos temas relacionados à beleza, sociedade, entretenimento e bem-estar.

Beleza Nobre – Copyright ® 2024 – Todos os Direitos Reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais