Desvende o Segredo dos Bolinhos de Carne de Feira: Receita, Variações e Curiosidades Imperdíveis!

por Beleza Nobre
Bolinho de Carne de Feira Como Fazer, Variações e Curiosidades

Você já experimentou um bolinho de carne de feira? Se não, você está perdendo uma das comidas mais saborosas e populares do Brasil. O bolinho de carne de feira é um salgado frito, recheado com carne moída temperada e coberto com farofa. É uma ótima opção para um lanche rápido, barato e nutritivo.

Neste artigo, você vai aprender o que é um bolinho de carne de feira, quais são os principais ingredientes para fazer a receita, como preparar o bolinho passo a passo, algumas sugestões e variações para incrementar o seu salgado, uma curiosidade sobre a origem dessa receita, dois acompanhamentos que combinam perfeitamente com o bolinho e as respostas para as perguntas mais frequentes sobre essa delícia. Vamos lá?

O que é um Bolinho de Carne de Feira?

O bolinho de carne de feira é um tipo de salgado frito, típico da culinária brasileira. Ele é feito com uma massa à base de farinha de trigo, água e sal, que envolve um recheio de carne moída cozida e temperada. O bolinho é modelado em formato oval ou redondo e frito em óleo quente até ficar dourado e crocante. Depois de frito, ele é passado em farofa, que é uma mistura de farinha de mandioca torrada com manteiga e temperos.

O bolinho de carne de feira é muito consumido nas ruas, principalmente nas feiras livres, onde é vendido por ambulantes em barracas ou carrinhos. Ele pode ser servido sozinho ou acompanhado de molho de pimenta, vinagrete ou maionese. É um salgado muito apreciado pelos brasileiros, pois é saboroso, barato e fácil de fazer.

bolinho de carne de feira 01

Quais são os Principais Ingredientes para Fazer a Receita?

Para fazer um bolinho de carne de feira, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Para a massa:
    • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
    • 1 xícara (chá) de água
    • 1 colher (sopa) de óleo
    • Sal a gosto
  • Para o recheio:
    • 500 g de carne moída
    • 1 cebola picada
    • 2 dentes de alho picados
    • 2 colheres (sopa) de óleo
    • Sal, pimenta-do-reino, cheiro-verde e outros temperos a gosto
  • Para a farofa:
    • 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
    • 4 colheres (sopa) de manteiga
    • Sal e outros temperos a gosto
  • Para fritar:
    • Óleo suficiente para cobrir os bolinhos

Como Fazer a Receita Passo a Passo?

Para fazer um bolinho de carne de feira, siga os seguintes passos:

  • Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Junte a carne moída e tempere com sal, pimenta-do-reino e outros temperos a gosto. Cozinhe até a carne ficar bem soltinha e seca. Desligue o fogo e acrescente o cheiro-verde picado. Reserve.
  • Em uma tigela, misture a farinha de trigo, a água, o óleo e o sal até formar uma massa homogênea e macia. Se necessário, ajuste a consistência com mais farinha ou água.
  • Em uma frigideira, derreta a manteiga e torre a farinha de mandioca em fogo baixo, mexendo sempre. Tempere com sal e outros temperos a gosto. Reserve.
  • Pegue uma porção da massa e abra na palma da mão. Coloque uma colher (sopa) do recheio no centro e feche a massa, modelando um bolinho. Repita o processo até acabar a massa e o recheio.
  • Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e frite os bolinhos aos poucos, virando-os para dourar por igual. Escorra em papel absorvente.
  • Passe os bolinhos na farofa e sirva em seguida ou mantenha-os aquecidos em forno baixo até a hora de servir.

Sugestões e Variações

Você pode variar o seu bolinho de carne de feira de várias formas, usando a sua criatividade e o seu paladar. Aqui vão algumas sugestões:

  • Você pode substituir a carne moída por frango desfiado, carne seca, linguiça, queijo, presunto ou outro recheio de sua preferência.
  • Você pode acrescentar outros ingredientes ao recheio, como azeitonas, milho, ervilha, cenoura, palmito, ovo cozido ou queijo ralado.
  • Você pode usar outros tipos de farinha para fazer a farofa, como farinha de rosca, farinha de milho ou farinha de tapioca.
  • Você pode incrementar a farofa com bacon, cebola, alho, cenoura ralada, banana frita ou castanhas picadas.
  • Você pode aromatizar a massa com ervas secas, como orégano, tomilho ou alecrim.
  • Você pode fazer bolinhos menores ou maiores, dependendo do seu gosto e da ocasião.

Uma Curiosidade sobre a Origem da Receita

Você sabia que o bolinho de carne de feira tem origem portuguesa? Pois é, essa receita foi trazida pelos imigrantes portugueses que vieram para o Brasil no século XIX. Eles adaptaram uma receita típica de Portugal chamada almôndega à moda do Porto, que consistia em bolinhos de carne cozidos em molho de tomate. Os portugueses trocaram o molho pela farofa e passaram a fritar os bolinhos em vez de cozinhá-los. Assim nasceu o bolinho de carne de feira, que se espalhou pelo Brasil e ganhou diversas variações regionais.

Veja também:

Dois Acompanhamentos que Combinam com o Bolinho

O bolinho de carne de feira é um salgado que combina com vários acompanhamentos, desde os mais simples até os mais elaborados. Aqui vão duas sugestões que vão deixar o seu lanche ainda mais gostoso:

  • Salada de repolho: Em uma tigela, misture repolho picado fino, cenoura ralada, maionese, vinagre, sal e pimenta-do-reino. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir.
  • Suco de abacaxi com hortelã: No liquidificador, bata abacaxi picado sem casca, água gelada, açúcar e folhas de hortelã. Coe e sirva em seguida ou mantenha na geladeira até a hora de servir.

Perguntas Frequentes sobre a Receita

Aqui estão as respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre o bolinho de carne de feira:

Posso congelar os bolinhos?

Sim, você pode congelar os bolinhos já modelados e crus por até 3 meses em um recipiente fechado. Na hora de fritar, não precisa descongelar, basta colocá-los direto no óleo quente.

Como conservar e reaquecer o bolinho de carne de feira?

Se você não for consumir todos os bolinhos na hora, você pode guardá-los em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias, ou no freezer por até 3 meses. Para reaquecê-los, você pode levá-los ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou ao micro-ondas por cerca de 2 minutos, virando-os na metade do tempo.

Como fazer o bolinho de carne de feira sem glúten?

Se você tem intolerância ou alergia ao glúten, você pode substituir a farinha de trigo por farinha de arroz, fécula de batata ou polvilho doce na mesma proporção. O resultado será um bolinho mais leve e macio, mas igualmente saboroso.

Como fazer o bolinho de carne de feira vegano?

Se você é vegano ou quer evitar produtos de origem animal, você pode substituir a carne moída por proteína de soja texturizada hidratada e temperada, ou por cogumelos picados e refogados. Você também pode substituir o óleo por azeite de oliva ou óleo de coco na massa e na fritura.

Aprenda a Fazer o Bolinho de Carne de Feira e Surpreenda-se com o Sabor

Neste artigo, você aprendeu tudo sobre o bolinho de carne de feira, uma das comidas mais deliciosas e populares do Brasil. Você viu o que é o bolinho, por que ele é tão apreciado, quais são os principais ingredientes para fazer a receita, como preparar o bolinho em casa, quais são as sugestões e variações possíveis, qual é a origem dessa iguaria e quais são os melhores acompanhamentos para servir com ele.

Você também encontrou as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o bolinho de carne de feira. Agora que você sabe como fazer o bolinho de carne de feira, que tal experimentar essa receita e se deliciar com o seu sabor? Não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!

Você pode gostar

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

beleza Nobre

Beleza Nobre é um site que aborda diversos temas relacionados à beleza, sociedade, entretenimento e bem-estar.

Beleza Nobre – Copyright ® 2024 – Todos os Direitos Reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais